domingo, 3 de fevereiro de 2013

Cleo Pires adere ao detox e à ajuda de personal para manter a forma

| | Bla bla bla






Cleo Pires (Foto: Estevam Avellar/TV Globo)

Com a vida agitada por causa das gravações de "Salve Jorge", Cleo Pires não perdeu tempo e inscreveu a sua cozinheira em um curso de gastronomia funcional com o chef Renato Caleffi, do restaurante Le Manjue, em São Paulo. As aulas costumam ser realizadas no consultório da nutricionista Andrea Santa Rosa, no Rio de Janeiro, que é responsável por orientar a atriz quando o assunto é desintoxicação e alimentação saudável. A atriz é adepta da dieta vegana (que não inclui produtos de origem animal) desde 2011, e agora está animada para investir em refeições funcionais e mais elaboradas.


"Nas aulas, ensino receitas saudáveis e saborosas, sem leite e sem glúten. E a Cleo segue esse princípio, não come alimentos que contenham soja, leite e glúten. Ensinei a cozinheira dela a preparar a biomassa de banana verde para usar com base nas receitas, além de ensinar receitas detox", explicou o chef (abaixo, confira a receita do brigadeiro com biomassa de banana).

De acordo com Renato, esse tipo de dieta ajuda no emagrecimento e contribui para o rejuvenescimento, já que as refeições são à base de vitaminas, minerais e antioxidantes. "Usamos muitos ingredientes à base de ervas. Sou pioneiro na massa de banana, que dá para fazer desde suco funcional até shakes, purê e nhoque. Em cada aula ensino cerca de seis receitas", explica o chef, que ensina ainda suas receitas para as cozinheiras de outras famosas, como as das atrizes Carolina Dieckmann e Juliana Paes.

Cleo Pires com o chef Renato Caleffi (Foto: Divulgação)

Exercícios funcionais

E não é só a alimentação que está ganhando atenção especial. Cleo procurou o personal trainer Salvador Lamas em agosto do ano passado, e aderiu a uma rotina de atividades funcionais. Pouco antes da estreia da novela, a atriz já havia reclamado que durante a viagem à Turquia acabou ganhando cerca de quatro quilos. Mas o professor afirma que a dedicação aos exercícios não se limitam ao emagrecimento. "Desde o início a perda calórica não foi o único objetivo, apesar de a maioria dos alunos demonstrarem esse interesse. Os resultados são mais expressivos quando o foco não é apenas na estética", diz o preparador, acrescentando que a atriz se animou mais ao perceber os resultados. "Devido às mudanças do corpo, não só estéticas, mas também no âmbito fisiológico e psicológico, ficou fácil para ela sentir o quanto faz diferença."

Cleo Pires correndo (Foto: Dilson Silva/ Ag. News)

Salvador explica que o trabalho que faz com a aluna famosa foge aos exercícios tradicionais de academia, e que para conquistar uma barriga sequinha como a dela não basta fazer abdominais intermináveis. "Fazemos um trabalho específico através de exercícios funcionais com discos proprioceptivos, bolas e elásticos. São movimentos e posturas que, além de tonificar o abdômen, melhora a estabilidade e mobilidade, intensificando o trabalho nessa parte do corpo. Nosso foco é na qualidade do movimento, não na quantidade", explica. A dupla costuma se exercitar na orla da praia e na academia, mas quando a viagem é necessária, o professor disponibiliza o material dos exercícios para ela praticar no hotel.

De acordo com Salvador, que dá aulas funcionais na academia BodyTech Barra, Zona Oeste carioca, as atividades com a atriz duram em média uma hora por dia. Como a agenda dela tem sido puxada, as aulas de muay tay, esporte que Cleo gosta de praticar, ficaram para depois. "Periodizamos nosso treinamento com exercicios aeróbios, neste caso, corrida, e também exercícios funcionais para melhorar a mobilidade e estabilidade articular. Já na musculação, o foco principal é o reforço na musculatura. Intercalamos as atividades cada dia. Acredito que ela esteja satisfeita com os resultados, caso contrário teria trocado de personal (risos)."

0 comentários: