domingo, 3 de fevereiro de 2013


Cleo Pires (Foto: Estevam Avellar/TV Globo)

Com a vida agitada por causa das gravações de "Salve Jorge", Cleo Pires não perdeu tempo e inscreveu a sua cozinheira em um curso de gastronomia funcional com o chef Renato Caleffi, do restaurante Le Manjue, em São Paulo. As aulas costumam ser realizadas no consultório da nutricionista Andrea Santa Rosa, no Rio de Janeiro, que é responsável por orientar a atriz quando o assunto é desintoxicação e alimentação saudável. A atriz é adepta da dieta vegana (que não inclui produtos de origem animal) desde 2011, e agora está animada para investir em refeições funcionais e mais elaboradas.


"Nas aulas, ensino receitas saudáveis e saborosas, sem leite e sem glúten. E a Cleo segue esse princípio, não come alimentos que contenham soja, leite e glúten. Ensinei a cozinheira dela a preparar a biomassa de banana verde para usar com base nas receitas, além de ensinar receitas detox", explicou o chef (abaixo, confira a receita do brigadeiro com biomassa de banana).

De acordo com Renato, esse tipo de dieta ajuda no emagrecimento e contribui para o rejuvenescimento, já que as refeições são à base de vitaminas, minerais e antioxidantes. "Usamos muitos ingredientes à base de ervas. Sou pioneiro na massa de banana, que dá para fazer desde suco funcional até shakes, purê e nhoque. Em cada aula ensino cerca de seis receitas", explica o chef, que ensina ainda suas receitas para as cozinheiras de outras famosas, como as das atrizes Carolina Dieckmann e Juliana Paes.

Cleo Pires com o chef Renato Caleffi (Foto: Divulgação)

Exercícios funcionais

E não é só a alimentação que está ganhando atenção especial. Cleo procurou o personal trainer Salvador Lamas em agosto do ano passado, e aderiu a uma rotina de atividades funcionais. Pouco antes da estreia da novela, a atriz já havia reclamado que durante a viagem à Turquia acabou ganhando cerca de quatro quilos. Mas o professor afirma que a dedicação aos exercícios não se limitam ao emagrecimento. "Desde o início a perda calórica não foi o único objetivo, apesar de a maioria dos alunos demonstrarem esse interesse. Os resultados são mais expressivos quando o foco não é apenas na estética", diz o preparador, acrescentando que a atriz se animou mais ao perceber os resultados. "Devido às mudanças do corpo, não só estéticas, mas também no âmbito fisiológico e psicológico, ficou fácil para ela sentir o quanto faz diferença."

Cleo Pires correndo (Foto: Dilson Silva/ Ag. News)

Salvador explica que o trabalho que faz com a aluna famosa foge aos exercícios tradicionais de academia, e que para conquistar uma barriga sequinha como a dela não basta fazer abdominais intermináveis. "Fazemos um trabalho específico através de exercícios funcionais com discos proprioceptivos, bolas e elásticos. São movimentos e posturas que, além de tonificar o abdômen, melhora a estabilidade e mobilidade, intensificando o trabalho nessa parte do corpo. Nosso foco é na qualidade do movimento, não na quantidade", explica. A dupla costuma se exercitar na orla da praia e na academia, mas quando a viagem é necessária, o professor disponibiliza o material dos exercícios para ela praticar no hotel.

De acordo com Salvador, que dá aulas funcionais na academia BodyTech Barra, Zona Oeste carioca, as atividades com a atriz duram em média uma hora por dia. Como a agenda dela tem sido puxada, as aulas de muay tay, esporte que Cleo gosta de praticar, ficaram para depois. "Periodizamos nosso treinamento com exercicios aeróbios, neste caso, corrida, e também exercícios funcionais para melhorar a mobilidade e estabilidade articular. Já na musculação, o foco principal é o reforço na musculatura. Intercalamos as atividades cada dia. Acredito que ela esteja satisfeita com os resultados, caso contrário teria trocado de personal (risos)."

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013


Cleo Pires

Cleo Pires posou com os rapazes da bateria da Grande Rio

Nada de decote, transparências ou pernas de fora. Neste ano, Cleo Pires sairá na escola de samba Grande Rio juntos dos ritmistas. E para fazer bonito no dia do desfile, a atriz está ensaiando com os novos "colegas".

Nesta quarta-feira (30), Cleo foi até a quadra da agremiação carioca e fez questão de posar com os rapazes da bateria e postar a foto no Instagram. Os músicos, claro, não esconderam a empolgação com a presença da estrela. (DFN)